Super user

Super user

Os pesquisadores do “Testar Para Cuidar – Programa de Mapeamento da Covid-19” em São Carlos divulgaram nesta terça-feira, 7, os resultados da primeira etapa do levantamento. Dos 1.048 moradores testados via levantamento, 17 tiveram resultado positivo, ou seja, 1,62%.

 A primeira etapa foi realizada nos dias 13 e 14 de junho, com a participação de 75% dos moradores selecionados. “A partir da análise das amostras e dos números, nós concluímos que naquele momento, entre os dias 13 e 14 de junho, o número estimado de infectados era de 3.167 pessoas. Ou seja, 10 vezes mais do que indicava o número oficial da Vigilância Epidemiológica, que era de 313 casos confirmados”, afirma o pesquisador e estatístico Jorge Oishi.

Outro dado preocupante apontado pelo levantamento é de que a porcentagem de pessoas susceptíveis a serem contaminadas ainda é superior a 98%. “Esse número mostra que ainda não podemos flexibilizar os cuidados para evitar o contágio. Então é preciso manter o isolamento social e reforçar o uso de máscaras e a higiene das mãos”, alerta o estatístico.

Até o dia 14 de junho, o município registrava 7 mortes por Covid-19 e taxa de letalidade adulta de 2,24% (o que significa que 2 em cada 100 pacientes infectados morreram). Pela estimativa do mapeamento, a letalidade na época foi bem menor, de 0,22% (o que significa que 2 em cada 1 mil pacientes infectados morreram).

“Com esse levantamento, é possível ter uma ideia mais precisa da prevalência da doença em São Carlos e da letalidade da COVID-19 no município. E a partir desses dados, pensar em estratégias mais pontuais para o enfrentamento da pandemia”, explica a médica infectologista Carolina Toniolo Zenatti, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção relacionada à Assistência em Saúde (SCIRAS) da Santa Casa e uma das coordenadoras do Testar para Cuidar.

O Testar Para Cuidar é uma iniciativa da Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Unimed São Carlos.

Para o prefeito Airton Garcia somente está sendo possível realizar esse trabalho, um dos maiores do Brasil, em virtude da união e esforços de todos os envolvidos. “Os primeiros números nos mostram que as medidas foram tomadas no momento certo, que não foram cedo demais. Fomos o primeiro município, até mesmo antes do Estado, a determinar o isolamento social e vamos continuar alertas. Estamos em outro patamar quando a questão é o monitoramento da expansão da pandemia. Mas é preciso continuarmos seguindo as orientações das autoridades médicas, por isso, se puder, fica em casa”, ressalta o prefeito de São Carlos.

Nesta terça-feira, 7, teve início a terceira etapa do Mapeamento. Até sexta-feira, 10, 1.400 pessoas serão visitadas. Alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da UFSCar e de outras instituições de ensino, integrantes ou não da ação “Brasil Conta Comigo”, juntamente com profissionais voluntários da área da saúde do HU-UFSCar e Santa Casa, estão visitando os domicílios, entre 8h e 17h, e entregando uma senha com agendamento para a coleta de exame de sangue em um local próximo da residência dos moradores selecionados.

Importante frisar que todos os profissionais envolvidos no levantamento estão usando os equipamentos de proteção individual necessários. Além disso, todos estão devidamente identificados com uniformes e crachás e contam com apoio da Guarda Municipal.

A coleta do exame de sangue será realizada no sábado, 11 e domingo, 12, com a participação da equipe da Unimed São Carlos e outros profissionais da saúde, em 16 pontos espalhados pelo município: escolas municipais, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Casa das Voluntárias da Santa Casa, Vigilância Epidemiológica e Parque do Kartódromo. A Diocese de São Carlos também está dando apoio ao “Testar para Cuidar” e disponibilizou salões paroquiais de várias igrejas para que o levantamento fosse feito.

 

FONTE: SÃO CARLOS AGORA

https://www.saocarlosagora.com.br/coronavirus/mapeamento-mostra-que-162-dos-moradores-de-sao-carlos-foram/127475/

 

 

 

Em 2020 já foram registradas em São Carlos 1.237 notificações, com 534 casos positivos de Dengue, sendo 480 autóctones e 54 importados, com 1 óbito registrado. 590 casos foram descartados e 113 ainda aguardam resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz.

Para Chikungunya foram registradas 15 notificações, com 12 casos negativos, 2 aguardando resultado e 1 positivo. Para Febre Amarela até o momento foram registradas 4 notificações, com 4 resultados negativos para a doença. Para Zika até o momento não foi registrada nenhuma notificação.

 

FONTE: SÃO CARLOS AGORA

https://www.saocarlosagora.com.br/saude/sao-carlos-registra-mais-28-casos-de-dengue/127471/

 

O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para covid-19. A revelação foi feita hoje pelo próprio chefe do Executivo, em entrevista à TV Brasil. Ontem, ele sentiu alguns sintomas da doença e fez o exame em Brasília. O resultado foi divulgado no fim desta manhã. "Começou domingo, com uma certa indisposição, se agravou na segunda-feira, com cansaço, indisposição e febre de 38 graus. O médico da presidência, apontando a contaminação por covid-19, fui fazer uma tomografia no hospital. Equipe médica decidiu dar hidroxicloroquina e aztromicina. Como acordo muito durante a noite, depois da meia-noite senti uma melhora, às 5 da manhã tomei a segunda dose e estou me sentindo bem", disse Bolsonaro.

Bolsonaro afirmou que estaria bem se tivesse tomado hidroxocloroquina como uma forma de prevenir a doença. O remédio não tem eficácia comprovada. "A população contaminada não sente absolutamente nada. Eu tive um mal-estar, se tivesse tomado a hidroxicloroquina de forma preventiva, eu estaria sem apresentar reação", disse. Em nota oficial, a Secretaria Especial de Comunicação Social disse que o estado de saúde do presidente é "bom". "O resultado do teste de covid-19 feito pelo presidente Jair Bolsonaro na noite dessa segunda-feira, 6, e disponibilizado na manhã de hoje, 7, apresentou diagnóstico positivo. O presidente mantém bom estado de saúde e está, nesse momento, no Palácio da Alvorada", disse o comunicado.

 

Ministros fazem teste para covid-19

Nomes do governo que tiveram contato com o presidente nos últimos dias também fizeram exames para detectar a doença. O ministro da defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, estão entre os que realizaram os testes. No último sábado, Bolsonaro participou de um almoço ao lado do embaixador americano no Brasil, Todd Chapman, em Brasília. Ele foi acompanhado por ministros e posaram para fotos sem máscara. O governo dos EUA confirmou que Chapman passará por teste para verificar se está com covid-19.

 

FONTE: UOL

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/07/07/jair-bolsonaro-testa-positivo-para-covid-19.htm

A 2 anos a Banda Oficina G3 que deu um tempo e está parada sem fazer shows segundo os próprios integrantes estão dando um tempo pra descansar, hoje por meio de uma Live com o Titulo COMUNICADO G3 Mauro Henrique Vocalista da Banda Oficina G3 deu a noticia que vai sair da banda e seguir carreira solo. Segundo os integrantes da Banda G3 eles não pararam a Banda Oficina G3 vai voltar mas sem o Mauro Henrique que decidiu seguir carreira solo. Os integrantes na própria Live cada um falou um pouco da tragétória da banda tendo o Mauro como Vocalista e afirmam que não estão brigados e sim unidos como amigos sempre. Agora o que resta é saber quem será o novo Vocalista do Oficina G3. Ainda com 30 anos de Carreira a banda Oficina G3 deu essa pausa por staff, mas voltará sim e ainda vem single novo por ai nas midias musicais e aqui na Radio Megamix meio Rock progressivo do estilão do Oficina G3. 

As prefeituras da região registraram novos casos e mortes por coronavírus. Veja abaixo números de pessoas infectadas e registros de óbitos por cidade.

Desde o início da pandemia, a região contabiliza 2.128 casos confirmados de novo coronavírus. Entre eles, são 86 mortes pela doença em 11 cidades. A região ainda investiga mais de mil casos suspeitos da doença.

A Prefeitura de Limeira informou nesta terça-feira que a cidade tem dois novos óbitos pela Covid-19. Os pacientes são dois homens, um de 65 anos que tinha diabetes, e outro de 59 anos, com histórico de cardiopatia e doença pulmonar obstrutiva crônica. Com isso a cidade tem 17 mortes pela doença.

O boletim desta terça também teve o registro de 36 novos casos na cidade, totalizando 370 desde o início da pandemia. Outros 600 pacientes aguardam resultados de exames.

Em Piracicaba a prefeitura informou que são três novas mortes por Covid-19. As vítimas são um homem de 82 anos, uma mulher de 82 anos, que era moradora do Lar dos Velhinhos, e uma de 79 anos. O município tem 43 óbitos. A cidade também teve 30 casos registrados nas últimas 24 horas, totalizando 1.074 desde o início da pandemia. Outros 346 pacientes aguardam resultados de exames.

São Pedro confirmou o segundo óbito pela Covid-19 na cidade nesta terça-feira. A Saúde municipal não informa sexo e idade dos pacientes. A cidade tem, ainda, 69 pessoas diagnosticadas, sendo 58 já consideradas curadas.

A Saúde de Capivari confirmou mais 35 casos de Covid-19 nesta terça (9), o que fez com que os registros na cidade passem de 100 casos, somando 119. Há oito casos que aguardam confirmação e a cidade não tem registros de óbitos.

Charqueada confirmou mais três casos nesta terça, de duas mulheres e um homem, todos em idade adulta. Com isso, o município chega a 70 pacientes diagnosticados, entre eles são quatro mortes.

Cordeirópolis confirmou na manhã desta terça mais oito casos, totalizando 62 desde o início da pandemia. Entre eles, três morreram e 38 já são considerados curados.

Cosmópolis tem mais quatro casos confirmados nesta terça, chegando a 67 ao todo. Outros 86 pacientes aguardam resultados de exames.

Engenheiro Coelho registrou outros cinco casos nesta terça-feira, totalizando 22 pacientes diagnosticados na cidade. Outros 11 aguardam resultados de exames.

Iracemápolis tem quatro novos casos, totalizando 61 desde o início da pandemia. Outros quatro pacientes aguardam resultados de exames.

Nova Odessa confirmou mais dois casos nesta terça. Os pacientes são um homem de 63 anos e uma mulher de 23 anos. Com isso, a cidade totaliza 53 pacientes que testaram positivo desde o início da pandemia, entre eles quatro óbitos.

Rio das Pedras confirmou dez novos casos nesta segunda-feira. Com isso, a cidade soma 37 pacientes diagnosticados desde o início da pandemia e outros seis aguardam exames.

Saltinho confirmou mais dois casos nesta terça, chegando a 15 na cidade, entre eles um óbito. Não há casos suspeitos na cidade.

Santa Bárbara d'Oeste confirmou mais dois casos nesta terça e chegou a 75 pacientes diagnosticados desde o início da pandemia. Outros 178 aguardam resultados de exames.

 

FONTE: G1 PIRACICABA

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/06/09/casos-de-novo-coronavirus-na-regiao-de-piracicaba-em-9-de-junho.ghtml

 

Uma jovem de 24 anos recebeu alta na Santa Casa de Piracicaba (SP) após 29 dias internada com Covid-19. De acordo com o hospital, Andrea Toledo Magrini foi diagnosticada e internada no dia 13 de maio. A mãe dela, que tem 60 anos, segue internada com a doença, em terapia intensiva.

Durante 16 dias de internação ela permaneceu em ventilação mecânica. Durante sua alta, com 100% de cura, a equipe de médicos e enfermeiros que cuidaram da paciente aplaudiu e se despediu em um corredor.

Andrea foi recebida pela irmã, Fabiana, que não conteve a emoção durante o reencontro. Agora, as duas acompanham o tratamento da mãe, Benedita Toledo, de 60 anos, que permanece internada na ala de tratamento da Covid-19.

 

FONTE: G1 Piracicaba

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2020/06/10/apos-29-dias-internada-com-covid-19-jovem-de-24-anos-recebe-alta-na-santa-casa-de-piracicaba.ghtml

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos passou a divulgar, além do boletim diário, um relatório de casos, semanalmente, com a compilação dos dados da série histórica da incidência da COVID-19 no município.

No primeiro boletim divulgado nesta terça-feira (9) um dos dados que chama a atenção e a faixa etária de maior incidência da doença. Adultos (homens e mulheres) na faixa dos 31 aos 40 anos são os mais infectados pela covid-19, enquanto que entre o grupo de risco por idade (acima de 60 anos), o índice de contaminação tem sido de 11,8% dos pacientes.

O relatório informa também que 12 crianças (até 10 anos de idade) já se contaminaram em São Carlos, isso corresponde a cerca de 6% dos casos.

A análise do perfil dos casos confirmados mostra ainda que 56% dos infectados são do gênero masculino e 44% do gênero feminino

A Taxa de Letalidade no município neste período ficou em 2,47%.

O próximo relatório de casos será divulgado na terça-feira, 16 de junho, com os casos consolidados na semana epidemiológica que se encerra em 13 de junho.

 

FONTE: São Carlos Agora

https://www.saocarlosagora.com.br/coronavirus/homens-e-mulheres-na-faixa-dos-31-aos-40-anos-sao-os-mais-infectados/126700/

 

 

O Governo do Estado atualizou nesta quarta-feira (10/06) as fases do Plano SP para todas as regiões do estado. A maioria dos municípios que estavam na Fase 3, chamada de amarela, caso de São Carlos, agora passar a ter mais restrições, sendo classificada na Fase 2, ou seja, de controle, com eventuais liberações.

De acordo com o governador essa medida foi necessária devido aos novos índices de avanço do coronavírus, elevando o alerta em praticamente todo o interior paulista. Desde abril, as projeções do Estado já apontavam que a contaminação estava mais acelerada no interior do que na capital. Com os últimos dados do Plano SP, o Estado decidiu ampliar restrições a atividades econômicas não essenciais em cinco regiões. Araraquara, São Carlos e Bauru voltaram da fase 3 (amarela) para a 2 (laranja), enquanto que as áreas de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente voltaram à etapa 1 (vermelha) de máxima restrição.

Na média estadual dos últimos sete dias, houve redução na taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para COVID-19 de 72,6% para 69,1%, além de aumento na média de vagas por cem mil habitantes de 15,4 para 18,1. No mesmo período, o total de casos e mortes teve quedas reduzidas, de 1% e 3% respectivamente, mas as internações pela doença subiram 7%.

A Fase 2 (laranja) não permite funcionamento de bares, restaurantes e similares com atendimento presencial (somente delivery ou drive thru), salões de beleza ou academias. Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado. O comércio em geral poderá continuar funcionando, porém não mais com capacidade de 40% e sim de 20%, o horário de funcionamento passa a ser de 4h seguidas diárias e não mais de 6h como permitia a fase amarela. Os shoppings também devem funcionar com capacidade limitada (20%), com horário reduzido (4h seguidas), com proibição de praças de alimentação.

 

Fonte: São Carlos Agora

https://www.saocarlosagora.com.br/coronavirus/sao-carlos-e-rebaixada-para-a-fase-laranja-e-bares-e-restaurantes/126701/

 

 

HMD Global — empresa responsável por smartphones Nokia atualmente — confirmou durante uma videoconferência com seu CEO, Florian Seiche, que a marca Nokia voltará para o mercado brasileiro de celulares.

Já havia rumores sobre o retorno da icônica fabricante para território nacional, mas a confirmação só veio agora. Aparentemente, uma pesquisa de mercado revelou que o nome da empresa ainda tem muito peso entre os consumidores brasileiros, o que ajudou a HMD tomar a decisão de distribuir seus produtos por aqui.

Não temos informações muito precisas no momento, mas parece que o retorno da Nokia ao Brasil deve se concretizar ainda em 2020. Também não sabemos quais modelos podem ser os primeiros a aparecer nas prateleiras tupiniquins.

Nessa mesma videoconferência, a fabricante ainda apresentou quatro novos aparelhos para expandir seu catálogo.

O Nokia 8.3 5G é o primeiro modelo da empresa compatível com redes móveis de quinta geração, enquanto o Nokia 5.3 é um intermediário com bastante autonomia de bateria. Temos ainda o Nokia 1.3, um aparelho básico com Android 10 Go, e o Nokia 5310, um relançamento clássico da marca da década passada.

 

FONTE: TECMUNDO

https://www.tecmundo.com.br/internet/151218-nokia-voltara-vender-celulares-brasil.htm

Pela primeira vez em 38 anos, o congresso Gideões Missionários da Última Hora não será realizado. A decisão partiu do prefeito de Camboriú-SC, Elcio Rogerio Kuhnen, que além de gestor do município também é médico.

Reunido com sua equipe, ele gravou um vídeo em que divulga e justifica sua decisão.

Segundo o prefeito, eventos como o Gideões e outros shows que seriam realizados no município, estão suspensos, para evitar a propagação do Covid-19 (coronavirus).

 

Fonte: O Fuxico Gospel

https://www.ofuxicogospel.com.br/2020/03/urgente-gideoes-2020-esta-cancelado.html